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História

O MotoGP™ é o mais antigo Campeonato do Mundo de desportos motorizados – o primeiro ano de competição teve lugar em 1949.
A partir do início do século XX começaram a disputar-se Grandes Prémios de motociclismo em vários países e em 1938 a predecessora da actual FIM, a FICM (Fédération Internationale des Clubs Motocyclistes), anunciou um Campeonato da Europa. Contudo, o início da Segunda Guerra Mundial interrompeu a competição e só algum tempo após o final da guerra é que passou a haver combustível disponível para permitir a criação de uma verdadeira competição internacional.


PRIMEIROS DIAS
Quando o primeiro Campeonato do Mundo teve lugar em 1949, os Grandes Prémios eram compostos por quatro categorias a solo, com o primeiro título da ‘categoria rainha’, 500cc, a ser conquistado pelo britânico Leslie Graham aos comandos de uma AJS. Outro inglês, Freddie Frith (Velocette) arrecadou o primeiro ceptro Mundial de 350cc, enquanto os italianos Bruno Ruffo (Moto Guzzi) e Nello Pagani (Mondial) foram os primeiros Campeões do Mundo de 250cc e 125cc, respectivamente.
Na mesma época o campeonado de sidecar de 600cc foi ganho pelos britânicos Eric Oliver e Denis Jenkinson com uma Norton, mas a categoria de sidecar passou a ser uma competição de 500cc em 1951.
Os fabricantes italianos como os já mencionados Mondial e Moto Guzzi, em conjunto com marcas como Gilera e MV Agusta, dominaram os Campeonatos do Mundo durante a década de 50, espelhando a força da indústria das duas rodas do país nessa época. A MV Agusta foi particularmente prolífera no final da década, fazendo o pleno com a conquista dos títulos Mundiais nas quatro categorias entre os anos de 1958 a 1960 – e manteve mesmo o domínio inabalável da categoria de 500cc durante 17 anos, de 1958 a 1974.
OS “SWINGING SIXTIES”
Durante a década de 60 a industria nipónica de motos começou a crescer e foi nesses anos que muitos dos actuais construtores do MotoGP™, como a Honda, Suzuki e Yamaha, conquistaram os primeiros ceptros no Campeonato do Mundo nas categorias de 125cc, 250cc e 500cc, anunciando-se ao mundo dos Grandes Prémios. A Suzuki em particular gozou de grande sucesso na nova classe de 50cc introduzida em 1962.
O final dos anos 60 trouxe o início dos dias de glória da Lenda do MotoGP™ Giacomo Agostini – o mais bem sucedido piloto na história do Campeonato do Mundo. Até à era moderna os pilotos competiam com regularidade em duas, ou três, categorias em simultâneo e Agostini conquistou dez dos seus 15 títulos em cinco épocas consecutivas enquanto duplo Campeão de 350cc e de 500cc – um período dourado que começou em 1968 a rodar pela MV Agusta.
Por esta altura, os custos associados à participação nos Grandes Prémios tinha escalado de tal forma que várias marcas japonesas acabaram por se retirar da competição – no final dos anos 60 só restava a Yamaha. Em resposta, a FIM introduziu regras que limitaram as motos a propulsores de um cilindro na categoria de 50cc, dois cilindros nas 125cc e 250cc e quatro cilindros nas 250cc e 500cc.
O EQUILÍBRIO DE FORÇAS
No período que se seguiu, o equilíbrio de forças viu títulos serem conquistados por marcas europeias (Bultaco, Kreidler, Morbidelli, MV Agusta), japonesas (Kawasaki, Suzuki, Yamaha) e norte-americanas (Harley Davidson) – com os construtores nipónicos a conseguirem finalmente quebra o domínio da MV Agusta na categoria rainha a meio da década de 70.
Após uma ausência de quase 12 anos das corridas, a Honda regressou ao Campeonato do Mundo no final dos anos 70 e em 1983 acabou por mudar a sua filosofia, que a levava a EUAr maquinaria a 4-tempos, para construir a V3 500 a 2-tempos, conhecida como NS500, a máquina com que Freddie Spencer conquistou o ceptro Mundial de 500cc – o seu primeiro e também o da Honda desde o regresso da marca aos Grandes Prémios.
Na época anterior as corridas na categoria de 350cc terminaram ao cabo de 34 anos de competição, deixando o Campeonato do Mundo de novo com quatro categorias – 50cc, 125cc, 250cc e 500cc – com as 50cc a serem depois substituídas pelas 80cc em 1984. Uma aventura curta a do Campeonato do Mundo de 80cc, que foi disputado ao longo de apenas seis épocas, valendo quatro títulos à Derbi, três deles cortesia do piloto espanhol Jorge Martinez.
ÍDOLOS AMERICANOS
Os anos 80 e 90 foram palco de corridas soberbas na categoria rainha, em particular com a forte luta entra Honda Suzuki e Yamaha e com grandes batalhas entre estrelas americanas como Eddie Lawson, Randy Mamola, Freddie Spencer, Wayne Rainey e Kevin Schwantz. Enquanto isso, mas 125cc e nas 250cc marcas europeias como a Derbi, Garelli e, mais tarde, Aprilia lutavam pelas honras com os gigantes nipónicos.
A longa associação dos sidecars aos Grandes Prémios acabou por terminar no final da época de 1996, altura em que classe evoluiu para a Taça do Mundo de Sidecar em 1997.
Nos finais dos anos 90 a classe de 500cc foi dominada pelo herói da Honda e Lenda do MotoGP™ Mick Doohan, que conquistou cinco ceptros consecutivos antes de uma combinação de lesões ter levado o australiano a terminar a carreira prematuramente em 1999.
A ERA MODERNA
Antes da alterações dos regulamentos que levaram à mudança para as 990cc a 4-tempos na categoria rainha – em linha com a engenharia moderna e as tendências da produção – um jovem piloto italiano de nome Valentino Rossi conquistou o último ceptro da história das 500cc em 2001 com uma Honda, isto depois de se ter sagrado Campeão do Mundo de 125cc em 1997 e das quarto de litro em 1999 com a Aprilia.
Após a atribuição do novo nome ao Campeonato do Mundo como MotoGP™ em 2002 e com a introdução das 990cc, Rossi venceu quatro títulos consecutivos, dois com a Honda e dois após a sensacional passagem para a Yamaha.
Nas épocas mais recentes as categorias mais baixas foram dominadas por jovens pilotos europeus em preparação para o MotoGP™ e aos comandos de motos Aprilia e Honda, com Dani Pedrosa a ser bom exemplo disso com três títulos consecutivos – um nas 125cc em 2003 seguido de dois nas 250cc – aos comandos de uma Honda e antes de passar para a categoria rainha. Na sua primeira época no MotoGP™ Pedrosa partilhou a box da Repsol Honda com o americano Nicky Hayden, cujo estilo agressivo, mas consistente, lhe valeu o título de 2006 e colocou ponto final na glória anual de Rossi.
No início da época de 2007 foram introduzidas novas regras a restringir o número de pneus usados num fim-de-semana de Grande Prémio e a redução da capacidade do motor de 990cc para 800cc, voltando a nivelar a competição no MotoGP™ – Casey Stoner, então aos comandos de uma Ducati com pneus Bridgestone, foi o primeiro a destacar-se na nova era ao sagrar-se Campeão do Mundo. Contudo, em 2008 Rossi regressou ao topo, assegurando o sexto ceptro da categoria rainha, com Stoner a ser um distante segundo classificado da geral.
A época de 2009 assistiu à introdução da regra de fornecedor único de pneus, com a Bridgestone a ser nomeada fornecedora exclusiva da classe de MotoGP™. Rossi conquistou o seu sétimo título na categoria rainha depois de lutar com o companheiro de equipa Jorge Lorenzo, o que deixou o italiano a um ceptro de igualar o recorde de todos os tempos de Giacomo Agostini de oito coroas.
A época de 2010 viu um novo nome entrar para os livros de história da classe de MotoGP™ com Jorge Lorenzo a ser coroado Campeão do Mundo após emocionante luta pelo ceptro durante toda a temporada com o companheiro de equipa Rossi. Lorenzo mostrou soberba consistência e notável maturidade para conquistar a coroa da categoria rainha com apenas 23 anos de idade.
Em 2011 Casey Stoner passou para a Honda oficial, uma mudança que se revelou um grande sucesso. Stoner conquistou o ceptro de 2011 com uma vitória em Phillip Island, a nona, mas não a última desse ano – ele também venceu a última corrida em Valência.
Em 2012 a grelha trocou para as máquinas de 1000cc e foi Jorge Lorenzo, da Yamaha Factory Racing, quem arrebatou o ceptro ao terminar em segundo em Phillip Island. Ele contou com forte oposição de Dani Pedrosa, da Repsol Honda Team, ao longo de toda a época, enquanto Casey Stoner terminou a sua última época na terceira posição da geral após lesão sofrida a meio da temporada. O actual Campeão do Mundo de MotoGP™ é Marc Márquez, da Repsol Honda Team, que em 2013 conquistou o primeiro ceptro na categoria rainha na época de estreia, batendo numerosos recordes pelo caminho e repetiu a dose em 2014.
Campeões mundiais
AnosPilotoMoto
1949Reino Unido Leslie GrahamAJS
1950Itália Umberto MasettiGilera
1951Reino Unido Geoff DukeNorton
1952Itália Umberto MasettiGilera
1953Reino Unido Geoff DukeNorton
1954Reino Unido Geoff DukeNorton
1955Reino Unido Geoff DukeNorton
1956Reino Unido John SurteesMV Agusta
1957Itália Libero LiberatiGilera
1958Reino Unido John SurteesMV Agusta
1959Reino Unido John SurteesMV Agusta
1960Reino Unido John SurteesMV Agusta
1961Reino Unido Gary HockingMV Agusta
1962Reino Unido Mike HailwoodMV Agusta
1963Reino Unido Mike HailwoodMV Agusta
1964Reino Unido Mike HailwoodMV Agusta
1965Reino Unido Mike HailwoodMV Agusta
1966Itália Giacomo AgostiniMV Agusta
1967Itália Giacomo AgostiniMV Agusta
1968Itália Giacomo AgostiniMV Agusta
1969Itália Giacomo AgostiniMV Agusta
1970Itália Giacomo AgostiniMV Agusta
1971Itália Giacomo AgostiniMV Agusta
1972Itália Giacomo AgostiniMV Agusta
1973Reino Unido Phil ReadMV Agusta
1974Reino Unido Phil ReadMV Agusta
1975Itália Giacomo AgostiniYamaha
1976Reino Unido Barry SheeneSuzuki
1977Reino Unido Barry SheeneSuzuki
1978Estados Unidos Kenny RobertsYamaha
1979Estados Unidos Kenny RobertsYamaha
1980Estados Unidos Kenny RobertsYamaha
1981Itália Marco LucchinelliSuzuki
1982Itália Franco UnciniSuzuki
1983Estados Unidos Freddie SpencerHonda
1984Estados Unidos Eddie LawsonYamaha
1985Estados Unidos Freddie SpencerHonda
1986Estados Unidos Eddie LawsonYamaha
1987Austrália Wayne GardnerHonda
1988Estados Unidos Eddie LawsonYamaha
1989Estados Unidos Eddie LawsonHonda
1990Estados Unidos Wayne RaineyYamaha
1991Estados Unidos Wayne RaineyYamaha
1992Estados Unidos Wayne RaineyYamaha
1993Estados Unidos Kevin SchwantzSuzuki
1994Austrália Michael DoohanHonda
1995Austrália Michael DoohanHonda
1996Austrália Michael DoohanHonda
1997Austrália Michael DoohanHonda
1998Austrália Michael DoohanHonda
1999Espanha Alex CrivilleHonda
2000Estados Unidos Kenny Roberts JrSuzuki
2001Itália Valentino RossiHonda
2002Itália Valentino RossiHonda
2003Itália Valentino RossiHonda
2004Itália Valentino RossiYamaha
2005Itália Valentino RossiYamaha
2006Estados Unidos Nicky HaydenHonda
2007Austrália Casey StonerDucati
2008Itália Valentino RossiYamaha
2009Itália Valentino RossiYamaha
2010Espanha Jorge LorenzoYamaha
2011Austrália Casey StonerHonda
2012Espanha Jorge LorenzoYamaha
2013Espanha Marc MarquezHonda
2014Espanha Marc MarquezHonda
2015Espanha Jorge LorenzoYamaha

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Atualização 09/11/2015

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